Flacidez na Região íntima: Como tratar

Flacidez na Região íntima: Como tratar

Flacidez na Região íntima: Como tratar

Cada vez mais a mulher conhece o próprio corpo, nota as mudanças e procura estar bem consigo mesma. Conforme a idade avança, o corpo muda em todos os aspectos, incluindo o aspecto íntimo. A flacidez na região íntima é comum em mulheres com mais de 40 anos ou prestes a entrar na menopausa. Esse é um dos principais motivos de constrangimento, por isso, a busca por tratamentos tem sido cada vez maior.

A boa notícia é que existem tratamentos específicos para cada caso. Entenda as principais causas e os tratamentos mais indicados para flacidez na região íntima.

Principais causas da flacidez na região íntima

Com o passar do tempo, a pele do corpo enruga e perde umidade. O mesmo ocorre com a região íntima feminina. Trata-se de um processo natural, impossível de ser evitado.

Na idade avançada, há significativa absorção da gordura dos grandes lábios, tornando a pele flácida e com rugas. Outros fatores externos também podem contribuir para a flacidez na região íntima. Confira:

  • Queda do estrogênio;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Múltiplos partos;
  • Mulheres que se recuperam de cirurgia bariátrica, por conta da drástica perda de peso;
  • Atletas de alta performance, fisiculturistas e ciclistas.

Tratamentos para flacidez na região íntima

Cada mulher possui um grau de flacidez com características específicas. É necessário procurar um médico para que ele avalie e realize um diagnóstico. Os procedimentos mais comuns para tratamento são:

Fisioterapia

Muitas mulheres não fazem por preconceito, mas, para adquirir a consciência da musculatura, a fisioterapia é altamente indicada. Existe um treinamento chamado biofeedback, realizado com instrumentos que monitoram a contração muscular. Você conta com o acompanhamento de um profissional e também realiza exercícios em casa.

Cirurgia plástica íntima

Essa é a opção mais radical. A redução dos grandes lábios vaginais consiste em corrigir e restabelecer a função do órgão prejudicado.

Nesse caso, é realizada a reconstrução e o aumento dos grandes lábios, tratando a flacidez e demais deformidades. O enxerto pode ser feito utilizando material natural, sintético ou misto.

Além de fazer o preenchimento e reposição do volume, ainda estimula a produção de colágeno.

Tratamento a LASER

O tratamento a LASER acaba sendo o caminho do meio, pois não é tão demorado e incerto quanto a fisioterapia nem tão radical quanto a cirurgia. A técnica a LASER visa a melhora do colágeno, da elasticidade e da textura da pele. Além disso, é indolor para a maioria das pacientes e possui um pós-cirúrgico excelente. Minimamente invasivo, apresenta resultados cientificamente comprovados e altamente satisfatórios em poucas sessões que são acordadas previamente com o médico.

A novidade no mercado é o LASER ATHENA®, que oferece um procedimento rápido, virtualmente indolor e sem efeitos colaterais.

A flacidez íntima causa transtornos na vida de muitas mulheres, mas, com o avanço da medicina, os tratamentos têm se tornado cada vez mais acessíveis e eficazes. Estar bem consigo mesma é a melhor sensação que se pode ter, não é mesmo?

Harmonização do Bumbum

Dra. Daniele Cidade

dra daniele cidade - ginecologista brasilia

Médica Ginecologista

CRM: 13063-DF
Especialidades/Áreas de Atuação:
Ginecologia e Obstetrícia
RQE Nº: 6867

  • Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO)
  • Especialização em Oncologia Ginecológica realizada no HBDF
  • Programa de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Regional da Asa Sul
  • Graduação: Faculdade de Medicina Universidade de Brasília – UnB
  • Curso de Videocolposcopia e Cirurgia de Leep
  • Curso em Ginecologia Regenerativa realizado -Academia Brasileira de Ginecologia Regenerativa
Tratamentos com laser2023-09-06T21:33:35+00:00

LASER VAGINAL

O laser vaginal é uma tecnologia que visa tratar a Síndrome Geniturinária da menopausa, uma alteração funcional frequentemente encontrada que impacta direto sobre a qualidade de vida da mulher. Essa síndrome é caracterizada por ressecamento vaginal, sensação de pontadas na vagina, vermelhidão da mucosa vaginal, perda da elasticidade, coceira e ardor no ato sexual. Também pode ocorrer incontinência e urgência urinárias além de infecções de repetição.
O tratamento consiste na aplicação do laser intravaginal e na região vulvar de forma indolor. O objetivo desse tratamento é melhorar o trofismo da região, elasticidade, lubrificação ao aumentar a produção de colágeno e vascularização nas áreas tratadas. O aparelho utilizado é o Etherea, um laser de Erbium com tecnologia mais eficaz e segura. Geralmente são necessárias de 3 a 4 sessões para uma resposta adequada. O intervalo entra a sessões varia entre 30 a 45 dias. Para iniciar o tratamento é necessário avaliação ginecológica prévia.

CLAREAMENTO A LASER

O escurecimento da vulva, grandes lábios, virilha, região interna das coxas e região anal pode ser tratado de diferentes maneiras, mas o laser e os peelings são as principais modalidades.

O escurecimento da região genital e das virilhas pode acontecer por diversos motivos e a tendência é aumentar gradativamente com o tempo, se as causas não forem corrigidas. Entre os principais fatores que contribuem para o escurecimento da região tem-se o atrito com a roupa, alterações individuais e metabólicas (pré-diabetes), depilação com cera ou lâmina, alergias, infecções na pele, mudanças hormonais após a gestação e obesidade.
O laser utilizado é o Etrerea, um laser de Erbium, bastante eficiente e seguro.
O clareamento íntimo a laser faz a remoção da camada mais superficial da pele, promovendo a renovação celular, além de estimular a produção de colágeno na pele. A tecnologia permite que pequenos canais sejam abertos na derme de modo a facilitar a absorção de drogas clareadoras que aplicamos após o laser (drug delivery).
O resultado é uma sensível melhora na cor, textura e diminuição da flacidez nas áreas tratadas.
O número de sessões depende da intensidade do resultado que precisa ser alcançado, geralmente entre 1 e 4 sessões.

Rejuvenescimento íntimo2023-08-26T03:37:48+00:00

O produto ficará na região aplicada eternamente, porém os resultados costumam durar aproximadamente 15 a 20 anos.

Ginecologia2023-08-26T03:37:57+00:00

É um procedimento muito seguro, quando utiliza-se o PMMA de nova geração e quando aplicado na quantidade, volume e local certo, ou seja, é imprescindível que o profissional tenha recebido um treinamento específico, pois sua forma de aplicação é totalmente diferente de outros produtos usados.

Segurança

A segurança do PMMA é comprovada por estudos científicos.

Estas referências reforçam a ideia de que o PMMA é uma opção segura e eficaz para procedimentos estéticos, especialmente quando realizados por médicos experientes e qualificados.

  • Blanco Souza, TA, Colomé, LM, Bender, EA et al. Recomendação do Consenso Brasileiro sobre o Uso do Preenchimento de Polimetilmetacrilato na Estética Facial e Corporal. Aesth Plast Surg 42 , 1244-1251 (2018). https://doi.org/10.1007/s00266-018-1167-1
  • Este estudo demonstrou que o PMMA é uma das melhores opções para o aumento glúteo. Foram considerados casos de mais de 1.600 pacientes (mais de 2.770 procedimentos), o que representa a primeira demonstração em um grande estudo multicêntrico que estudou os benefícios do preenchimento de PMMA no aumento glúteo.
    https://journals.lww.com/prsgo/fulltext/2019/05000/gluteal_augmentation_with_polymethyl_methacrylate_.4.aspx
Go to Top